Os programas de ensino bilíngue desempenham um papel fundamental, ao preparar alunos para um mundo cada vez mais interconectado e multicultural.
Neste texto, você poderá entender como essa iniciativa pode contribuir para o ensino de inglês em uma escola e compreenderá boas razões para a adoção desses programas nas instituições de ensino.
Vamos à leitura?
O cenário do ensino bilíngue no Brasil
O cenário é de procura crescente por escolas bilíngues por parte de pais e alunos.
O próprio número dessas instituições cresceu no país: a Associação Brasileira de Ensino Bilíngue aponta um crescimento de até 10% no número de escolas bilíngues em um período de apenas cinco anos.
As razões para isso são bastante assertivas.
O fenômeno da globalização fez aumentar a demanda por profissionais e estudantes fluentes em diferentes idiomas, como o inglês. Além disso, existem vários benefícios cognitivos associados ao bilinguismo que encorajam os pais em matricular seus filhos nessa modalidade de ensino.
Os benefícios do ensino bilíngue se estendem ao desenvolvimento integral do aluno, como a comunicação, pensamento crítico, colaboração e outras habilidades sociais e emocionais.
A busca por um ensino de alta qualidade leva os pais a valorizarem as escolas que possuam programas de ensino bilíngue, como uma maneira de preparar seus filhos para um futuro globalizado e desafiador.
Programas de ensino bilíngue
acompanham a evolução do aprendizado
Há poucas décadas, ensinar uma segunda língua era quase exclusivamente um exercício de tradução.
Devido ao avanço das pesquisas na área de educação e da linguística, a forma de ensinar mudou – e se renova constantemente, exigindo dos profissionais e programas de ensino bilíngue estejam sempre atentos a metodologias inovadoras.
Hoje, os programas de ensino bilíngue incorporam métodos modernos que priorizam a comunicação e a compreensão.
Aulas interativas, aprendizado baseado em projetos e tecnologia educacional são comuns. Além disso, a imersão total no idioma é promovida desde o início, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades linguísticas de maneira natural.
Essa evolução reflete a compreensão crescente de que a fluência linguística não se limita à tradução, mas envolve a capacidade de pensar, criar e se comunicar eficazmente em um segundo idioma.
O PGS é um programa de ensino bilíngue que incorporou essa mudança, proporcionando aos alunos uma educação mais rica e relevante para um mundo globalizado!
Língua estrangeira, sala de aula brasileira
Ao implementar o ensino bilíngue, é crucial considerar a realidade da sala de aula brasileira.
A diversidade cultural, o tamanho das turmas e a formação docente variada são fatores que exigem abordagens flexíveis. É fundamental que os programas de ensino bilíngue reconheçam esses desafios para garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário a uma educação de qualidade.
O PGS aborda essa necessidade de maneira eficaz, com material didático e planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), adaptados à realidade brasileira.
Por meio do PGS Academy, nosso programa de ensino oferece capacitação docente de alta qualidade, preparando educadores para enfrentar os desafios específicos do ensino bilíngue no Brasil.