Muitas pessoas acreditam que ensino bilíngue e ensino de inglês são a mesma coisa.
No entanto, entre essas duas coisas, existem diferenças de objetivos e das metodologias que são utilizadas em cada caso.
Então, siga conosco neste texto para tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto e entender melhor sobre como funciona o trabalho do PGS!
Objetivos do ensino bilíngue e do ensino de inglês
Essas duas modalidades funcionam de formas diferentes, com funções diferentes.
O ensino de inglês prioriza o aprendizado exclusivo da língua inglesa, abordando a sua gramática, vocabulário, compreensão oral, leitura, escrita e habilidades comunicativas.
Já o ensino bilíngue adota duas línguas para instrução em todas as disciplinas.
Seu propósito é oferecer um currículo acadêmico, utilizando a língua nativa do aluno e outro idioma para ministrar ao menos 30% da grade curricular.
Enquanto o ensino de inglês foca especificamente no idioma, o ensino bilíngue visa à imersão completa, desenvolvendo proficiência em duas línguas durante o aprendizado do conteúdo escolar, bem como dos aspectos culturais que as envolvem.
Métodos diferentes
Como abordamos anteriormente, o ensino de inglês se concentra exclusivamente no ensino deste idioma.
Muitas vezes, é adotada uma abordagem comunicativa, incentivando a comunicação eficaz em situações do cotidiano. Isso pode envolver atividades de role-playing, debates, discussões e interações práticas para melhorar a proficiência na língua.
Os materiais didáticos são projetados unicamente para este propósito.
No caso do ensino bilíngue, a abordagem é holística. Isso significa que os conhecimentos acadêmicos de outras matérias são integrados à aquisição das habilidades linguísticas.
Por exemplo, matemática, ciências e geografia são ensinados tanto no idioma nativo quanto na língua-alvo.
A imersão no ensino bilíngue
A imersão no ensino bilíngue implica em exposição regular e consistente às duas línguas.
Isso se concretiza com aulas ministradas em idiomas específicos e atividades que explorem a alternância entre o idioma materno e a língua-alvo.
Essa abordagem promove um aprendizado contínuo e natural, permitindo que os alunos se familiarizem e se expressem com confiança em ambientes linguísticos diversos, resultando em uma proficiência mais sólida em ambas as línguas.
Como funciona o ensino no PGS?
O programa de ensino PGS oferece a modalidade de ensino bilíngue.
Para cumprir os requisitos dessa categoria de ensino, ao menos 30% das aulas da grade são ofertadas no idioma-alvo (em nosso caso, o inglês).
Esse ambiente imersivo é desenvolvido por meio de vários projetos, a exemplo do Projeto Mão na Massa, no qual os alunos desenvolvem soluções para problemas cotidianos com as suas próprias mãos.
Outros componentes que podemos mencionar são: Project Book de educação socioemocional, pre-coding e introdução do pensamento computacional, material de linguagens, projetos dedicados ao desenvolvimento cultural, entre muitas outras propostas.
Ao explorar a criatividade dos estudantes, projetos como esse favorecem não só o desenvolvimento de habilidades linguísticas, mas também o desenvolvimento de capacidades socioemocionais.
Dessa forma, o nosso programa contribui para a formação integral dos estudantes, por meio do ensino bilíngue e todas as suas nuances.
Para que isso tudo ocorra com qualidade, os professores das escolas associadas recebem vasta formação, por meio do PGS Academy. Esses profissionais desenvolvem fortes noções linguísticas e culturais, tornando-se aptos a lidar com toda a diversidade envolvida na sala de aula bilíngue!
Conheça melhor o nosso trabalho, acessando o nosso site e acompanhando a gente pelo Instagram.
Até breve!