O ensino bilíngue veio não só para ficar, como para se expandir: é aí que um programa de ensino bilíngue se faz presente!
Neste texto, você poderá entender melhor os motivos para que as escolas adotem um programa de ensino bilíngue em sua grade de ensino, a exemplo do PGS.
Vamos à leitura?
Demanda por educação bilíngue
De acordo com dados da ABEBI (Associação Brasileira do Ensino Bilíngue), a procura por uma modalidade de ensino essencialmente bilíngue cresceu 10% nos últimos anos.
Junto dessa demanda, as escolas buscam se atualizar para conquistar a preferência de pais e alunos e se consolidar como referência.
Cabe lembrar que o ensino bilíngue não se restringe apenas ao ensino de inglês, mas, sim, de uma imersão linguística que atravessa todos os conteúdos, de forma integrada, usando a língua inglesa o meio de instrução.
Por si só, esse já é um motivo para uma escola aderir a um programa de ensino bilíngue.
O PGS é um bom exemplo de iniciativa que agrega valor à instituição escolar, bem como promove aos alunos a aprendizagem integrada, com aquisição de habilidades linguísticas, acadêmicas, sociais e emocionais, em conjunto!
Oportunidades globais
A expansão de parcerias internacionais é uma dimensão bastante enriquecedora para escolas bilíngues.
A parceria com um programa de ensino bilíngue pode colocar a escola em um papel de evidência para possíveis oportunidades de intercâmbio, programas de ensino e pesquisa no exterior, entre outras várias possibilidades.
Com sua certificação internacional, o PGS é um programa de ensino bilíngue capaz de oferecer diversas vantagens às escolas parceiras:
- Certificado de proficiência alinhado ao padrão internacional do quadro comum europeu de referência (CEFR);
- Exame online customizado que atesta o nível de inglês dos alunos do 5º e do 9º ano que passaram por 3 anos de ensino bilíngue;
- Certificação aceita nas maiores universidades do mundo;
Valores de teste de proficiência custeados por nós.
Incorporação de metodologias inovadoras
Além das já mencionadas oportunidades globais, do atendimento a uma demanda que só tende a crescer e do enriquecimento acadêmico dos alunos, a presença de um programa de ensino bilíngue em uma escola tem mais uma vantagem:
Programas como o PGS costumam levar para as escolas parceiras uma bagagem de metodologias inovadoras, que podem contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos.
Uma das abordagens utilizadas em nosso trabalho é a HARD CLIL.
Por meio dela, o PGS promove uma aprendizagem imersiva, com conteúdos de outras disciplinas sendo ministrados em inglês.
A nossa proposta também inclui a Metodologia de Projetos (PBL). Esse é um incentivo a práticas “mão na massa”, por meio da qual os estudantes podem criar suas próprias soluções para questões do cotidiano.
Nosso programa de ensino bilíngue também investe em fundamentos da lógica de programação e atividades digitais, para complementar o aprendizado.
PGS: muito mais que um programa de ensino bilíngue!
O PGS é parceiro próximo das suas escolas parceiras.
Dispomos de equipes preparadas para prestar todo o suporte necessário, para que a implementação da proposta ocorra da maneira mais produtiva possível para todo o corpo escolar, dos alunos à direção.
Este texto buscou dar evidência às razões pelas quais um programa de ensino bilíngue pode enriquecer a experiência de ensino em sua escola. Para saber mais sobre o PGS, acesse aqui.
Siga-nos também no Instagram. Até o próximo conteúdo!